domingo, 27 de junho de 2010

ANÁLISE DO PROJETO NA AÇÃO

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
CURSISTA: LAURA S.M. SIMON

ANÁLISE DO PROJETO NA AÇÃO
O projeto Cantigas, Poesias e Histórias que estamos desenvolvendo no C.E.Prof. José Arlindo Winter, com as crianças do Nível I, II e III está bem encaminhado , pois o tema é ótimo e faz parte do cotidiano da Educação Infantil e nossa escola apresenta uma grande disponibilidade da material que pode ser utilizado para desenvolver o tema proposto.
Percebe-se que as crianças estão cada vez mais participativas, desde o início das atividades( cantar e interpretar uma música, recitar uma poesia e ouvir história ) até as atividades práticas que são desenvolvidas, como: desenho, recorte/colagem, confecção de cartazes e painéis, ....
Estamos na etapa final do projeto e como encerramento estamos preparando um Sarau com apresentações entre as turmas participantes, convidar os pais e posteriormente divulgar para toda a escola e comunidade local.
Como o tema é interessante pois é uma forma de incentivar o gosto pela leitura e também pela cultura, provavelmente terá continuidade no decorrer do ano letivo.

PODCAST COM LÉA FAGUNDES

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
CURSISTA:LAURA S.M. SIMON

PODCAST COM LÉA FAGUNDES
O uso das novas tecnologias na escola implica em repensar as práticas pedagógicas de uma forma mais crítica trazendo uma reflexão da construção do conhecimento útil para a vida. Este é um movimento complexo e desestrurante a todo instante porque requer um novo papel dos professores, alunos, pais, enfim das pessoas envolvidas neste processo. A aprendizagem e o ensino acontecem de forma não linear e em diferentes sentidos inovando e revolucionando toda postura tradicional da educação.
Concordo com a Profª Léa Fagundes principalmente quando ela fala que não se trata de integrar a tecnologia no currículo e sim integrar a escola na cultura digital e sabemos que estão sendo oferecidos cursos de capacitação para os professores possibilitando essa mudança, é lenta, mas este é o caminho, pois a tecnologia quando bem explorada surte muitos resultados positivos não contando que nossos alunos já vivem essa nova era, a escola é que está muito atrasada.O grande desafio da atualidade consiste em trazer essa nova realidade para dentro da sala de aula, o que implica em mudar, de maneira significativa, o processo educacional como um todo.

domingo, 6 de junho de 2010

CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS

CURSISTA:LAURA S.M. SIMON
CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS
A Internet e as novas tecnologias estão trazendo novos desafios pedagógicos para as escolas. Os professores precisam aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora. O primeiro espaço é o de uma nova sala de aula equipada e com atividades diferentes, que se integra com a ida ao laboratório conectado em rede para desenvolver atividades de pesquisa e de domínio técnico-pedagógico
O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
Entretanto esse assunto é polêmico. No começo, quando as escolas começaram a introduzir a Informática no ensino, percebeu-se, pela pouca experiência com essa tecnologia, um processo um pouco caótico. Muitas escolas introduziram em seu currículo o ensino da Informática com o pretexto da modernidade. Mas o que fazer nessa aula? E quem poderia dar essas aulas? A princípio, contrataram técnicos que tinham como missão ensinar Informática. No entanto, eram aulas descontextualizadas, com quase nenhum vínculo com as disciplinas, cujos objetivos principais eram o contato com a nova tecnologia e oferecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade.
Com o passar do tempo, algumas escolas, percebendo o potencial dessa ferramenta introduziram a Informática educativa, que, além de promover o contato com o computador, tinha como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados.
A globalização impõe exigência de um conhecimento holístico da realidade. E quando colocamos a Informática como disciplina, fragmentamos o conhecimento e delimitamos fronteiras, tanto de conteúdo como de prática. Segundo: GALLO- (1994) “A organização curricular das disciplinas coloca-as como realidades estanques, sem interconexão alguma, dificultando para os alunos a compreensão do conhecimento como um todo integrado, a construção de uma cosmovisão abrangente que lhes permita uma percepção totalizante da realidade.”
O uso de tecnologias no currículo escolar podem contribuir e complementar os conhecimentos trabalhados em todas as disciplinas, desde que haja planejamento e coerência com os objetivos que se pretende atingir.