domingo, 22 de agosto de 2010

O PAPEL DAS TECNOLOGIAS

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
CURSISTA:LAURA S.M. SIMON
ATIVIDADE 3.2: O PAPEL DAS TECNOLOGIAS

Uma educação voltada à construção de uma sociedade justa e igualitária que respeite as diferenças e os diferentes trabalha no sentido de ampliar os direitos dos educandos às diversas áreas, incluindo as tecnologias de comunicação e informática. O uso dessas tecnologias em processo de aprendizagem propicia o registro digital dos alunos, criando condições para que se possam identificar as dificuldades e os avanços dos alunos, bem como reconhecer o que foi trabalhado de acordo com o currículo e o que foi integrado além do previsto em planos e livros didáticos.
De acordo com alguns estudos o professor reconhece que a tecnologia é importante e ele quer utilizá-la. Mas não é apenas porque tem pouco domínio que não a emprega. Para integrar as tecnologias, é preciso deter tanto o domínio instrumental como o conteúdo que deve ser trabalhado, as próprias concepções de currículo e as estratégias de aprendizagem. Tudo isso precisa ser integrado numa formação que alguns especialistas já chamam de "nova pedagogia".
Portanto, é necessário que o professor tenha abertura e flexibilidade para melhorar a sua prática e as estratégias pedagógicas, com o objetivo de propiciar ao aluno a reconstrução do conhecimento. O compromisso educacional do professor é saber o que, como, quando e por que desenvolver determinadas ações pedagógicas, sendo fundamental conhecer o processo de aprendizagem do aluno e ter clareza dos seus objetivos, problematizando e explorando temas locais.

sábado, 14 de agosto de 2010