domingo, 25 de abril de 2010

PROJETO

Projeto e suas características

Projeto é uma construção própria do ser humano, que se concretiza a partir de uma intencionalidade representada por um conjunto de ações que ele percebe que devam ser executadas, a fim de transformar uma situação problemática em uma situação desejada. A realização das atividades produz um movimento no sentido de atingir uma nova situação que responda às suas indagações ou avance no sentido de melhor compreendê-las. Nesse processo de realização das atividades acontecem imprevistos, e mudanças são necessárias, mostrando que o projeto é uma forma de prever o futuro, exige compromisso para atingir-se as metas e satisfaz desejos pessoais e coletivos.

“O homem constitui-se em sua humanidade à medida que desenvolve sua capacidade de fazer escolhas e se lançar ao mundo, transformando-se e transformando-o, em busca de desenvolver projetos para atingir metas e satisfazer desejos pessoais e coletivos a partir de valores históricos, culturalmente situados e socialmente acordados”.(MACHADO, 2000, p. 2).

O projeto é desenvolvido pelas pessoas que pensam e atuam em sua realização. Os autores são aqueles que participam em todo o desenvolvimento do projeto, concebem e discutem as problemáticas, descrevem e registram um plano para investigá-las e produzir resultados, desenvolvem as ações e avaliam continuamente se os resultados que vão sendo obtidos são aceitáveis em termos de satisfazer as intenções desejadas, responder às perguntas ini­ciais ou avançar em sua compreensão.

A proposta de se trabalhar com projetos nas escola é justamente a de proporcionar um ambiente favorável ao saber, preferencialmente de forma interdisciplinar. Por isso que os temas devem ser escolhidos juntamente com os alunos, para que esses sintam-se valorizados em suas opiniões e que tenham prazer em estudar e pesquisar aquilo que “querem” e, principalmente, percebam que a sala de aula é um espaço aberto de trocas de conhecimento. O projeto foi bom se os alunos aprenderam e participaram do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário